A cada nova loja ou reforma, o varejista encontra o mesmo desafio: projetar ambientes que agreguem valor ao negócio através da experiência de compras para o shopper e que, ao mesmo tempo, sejam funcionais e eficientes. Esse desafio está associado a outros como: redução dos custos de implantação, o prazo de execução e dos custos da operação. Felizmente, hoje são utilizadas diversas tecnologias que auxiliam o varejista a obter sucesso nesses desafios antes mesmo de a loja começar a sair do papel.
Uma das tecnologias é o BIM (Building Information Modelling), metodologia abrangente que possibilita a seus utilizadores diversas informações sobre a construção antes mesmo de ela começar. É possível ver o projeto todo em maquete virtual, bem como estimar os custos, os prazos e as etapas da construção, entre várias outras coisas.
Entretanto, por mais abrangente que seja a metodologia BIM, a experiência do varejista com o projeto em 3D na tela do notebook, tablet ou celular, não é tão imersiva, deixando a desejar quanto à percepção de espaços.
Contudo, existe uma tecnologia capaz de ajudar nesse aspecto: a realidade virtual.
Muito se fala da realidade virtual relacionada a jogos e arquitetura residencial, mas você já viu uma loja por meio dessa tecnologia? São inúmeras vantagens, mas a principal é a assertividade no layout, na escolha dos equipamentos e mobília da loja e no dimensionamento dos espaços de circulação.
Na Mercosuper 2022 foi possível “passear” por um supermercado em realidade virtual no estande da Paranáfrigor Projetos.
Mas é claro que a tecnologia por si só não garante um layout assertivo e rentável. Por isso, além de contar com a tecnologia BIM e apresentação de seus projetos em realidade virtual, a Paranáfrigor Projetos destaca algumas diretrizes importantes, que devem ser o objetivo final de todos os projetos de layout:
Proporcionar um ambiente saudável e diferenciado para os clientes — Uma loja agradável, limpa e que proporcione um fluxo de compras confortável para seu público alvo, resultará na preferência da loja em relação aos concorrentes.
Agregar valor ao ticket médio diário — Aumentar a quantidade de produtos que o cliente adiciona ao seu carrinho de compras está diretamente relacionada com o valor médio do ticket que ele paga.
Aumentar margem de contribuição — Melhorar a margem de contribuição é um desafio que passou de diário para horário. A departamentalização das mercadorias nas gôndolas, o gerenciamento de categorias e o fluxo de compras contribuem para aumentar a venda de produtos com melhor margem de contribuição;
Reduzir os custos fixos de operação do negócio — Durante o projeto de layout é necessário avaliar os gargalos da loja. O objetivo principal nesta etapa é reduzir o tempo de abastecimento, melhorar a qualidade das reposições, minimizar o tempo do cliente na fila, minimizar rupturas e otimizar o consumo de energia.
Fornecer as informações técnicas de forma antecipada — Informações como carga elétrica, pré projeto de pontos hidráulicos e elétricos, descritivos técnicos para orçamentos, entre outros, são importantes para a etapa de projeto.
A Paranáfrigor Projetos entende que se essas diretrizes forem seguidas durante todo o projeto, a loja será assertiva e rentável. Se a tecnologia de realidade virtual for agregada nesse processo, com certeza a loja terá uma melhor experiência de compras para os clientes, e o varejista tomará decisões assertivas de forma mais rápida.
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